Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EM CADEIAS PRODUTIVAS DO AGRONEGÓCIO

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A REGIONALIZAÇÃO COMO FORMA DE VALORIZAÇÃO DO VINHO CATARINENSE
Douglas André Würz, José Luiz Marcon Filho, Betina Pereira De Bem, Ricardo Allebrandt, Marcus Outemane, Aike Anneliese Kretzschmar

Última alteração: 2016-08-25

Resumo


O desafio atual das regiões vitícolas está não somente em produzir com qualidade para um consumidor cada vez mais exigente. Está igualmente em oferecer vinhos que se diferenciem que tenham predicados qualitativos/tipicidade que estejam identificados com as regiões de produção, sejam eles originários dos fatores naturais e/ou dos fatores humanos. Como Santa Catarina apresenta um mercado ascendente no cenário vitícola nacional, a importância da regionalização está em direcionar o esforço para explorar o melhor potencial das regiões. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo discutir a importância da regionalização dos vinhos catarinenses, com a finalidade de agregar valor a cada produto, bem como possibilitar a conquista de novos mercados. O estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa descritiva. Para o desenvolvimento do trabalho foram compilados trabalhos científicos, referentes a publicações relacionadas ao tema “Vitivinicultura em Santa Catarina”, “Indicação de Procedência” e “Regionalização da Viticultura”. Através da regionalização surge a possibilidade de agregar valor aos produtos elaborados nas regiões vitícolas catarinense, bem como torna-los mais competitivos frente ao mercado. Santa Catarina é um grande produtor de uva e vinho no Brasil, e apesar de ser um estado de pequena área territorial, apresenta três distintas e consolidadas regiões produtoras de uva e vinho, cada uma delas, com características bem distintas no que diz respeito ao clima, solo, variedades e intervenção humana. Nesse contexto, a regionalização torna-se indispensável para valorização da vitivinicultura catarinense, pois cada uma das regiões, devidos suas características, elaboram produtos que apresentam tipicidade e qualidade oriundas de cada região.


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