Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EM CADEIAS PRODUTIVAS DO AGRONEGÓCIO

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ESPUMANTE BRASILEIRO: ESTADO DA ARTE
Douglas André Würz, José Luiz Marcon Filho, Betina Pereira De Bem, Ricardo Allebrandt, Marcus Outemane, Leo Rufato

Última alteração: 2016-08-25

Resumo


A vitivinicultura é uma atividade importante para a economia de algumas regiões, principalmente daquelas localizadas no sul do país, onde se concentra o maior volume de produção de uva e vinho. Apesar de ser uma atividade consolidada em nosso país, a viticultura brasileira carece da divulgação de informações em relação ao mercado de vinhos e espumantes, e a partir dessas informações definirem as tendências do mercado e buscar estratégias para o crescimento e desenvolvimento desse setor. O Brasil vem apresentando um cenário favorável à comercialização de vinhos finos e espumantes, merecendo destaque os valores comercializados de espumantes. O mercado vitícola brasileiro está em constante evolução, e é possível afirmar, de acordo com os dados apresentados, que o setor está em expansão. Os espumantes são os produtos com maior potencial mercadológico brasileiro, com destaque para os espumantes moscatéis, que ao longo dos últimos dez anos vêm apresentando aumentos significativos na sua comercialização. Esses dados evidenciam a importância do setor vitícola no mercado brasileiro, e servem de subsídios para novos investimentos no setor, que devem considerar o estudo do mercado para obter sucesso na atividade.


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