Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EM CADEIAS PRODUTIVAS DO AGRONEGÓCIO

Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS NO MERCADO LEITEIRO BRASILEIRO: UMA VISÃO BASEADA EM RECURSOS
Ezequiel Wilbert, Adriana Klein da Silva Rosa, Andrei Bonamigo, Augusto Fischer

Última alteração: 2016-08-25

Resumo


O presente artigo explora a visão clássica do planejamento estratégico, baseada na movimentação histórica de estratégicas de uma agroindústria de laticínios, em função da adaptação de seus recursos que tem orientado suas ações para um posicionamento frente à tendência do mercado de atuação. O objetivo é apresentar um estudo empírico embasado no estudo de caso a partir do construto teórico da Visão Baseada em Recursos (RBV). Procedeu-se uma análise dos recursos e das estratégias, que permitiram à organização estudada ocupar a posição de líder do segmento no mercado leiteiro brasileiro. A visão da empresa foi obtida a partir de entrevistas semiestruturadas com a direção, gerência e produtor local, além de observação, e com dados secundários. Os resultados do estudo foram analisados à luz do referencial teórico da RBV e das informações sobre o mercado de leite no Brasil. Como resultado, observa-se a convergência do estudo com a literatura da RBV, em que a identificação e uso das capacidades e dos recursos desenvolvidos, pontuados como diferenciais e únicos, têm relevante impacto no desempenho e competitividade da organização no mercado leiteiro. O estudo contribuiu para a melhor compreensão de quais são recursos considerados diferenciais e estratégicos para uma empresa do setor leiteiro.


Texto completo: PDF