Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EM CADEIAS PRODUTIVAS DO AGRONEGÓCIO

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MARKETING DE RELACIONAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DE UMA AGROINDÚSTRIA NO ESTADO DO RS
Paulo Fernando Marschner, Silmara Patrícia Cassol, Josiele Maria Fão, Lucas Veiga Ávila, Samba Sané

Última alteração: 2016-08-25

Resumo


O presente estudo aborda o marketing de relacionamento e as práticas de comercialização de uma agroindústria familiar no Estado do Rio Grande do Sul. Para tal, realizou-se uma abordagem da agroindústria familiar, sobre o marketing de relacionamento e sobre os aspectos da comercialização de produtos da agricultura familiar. Os procedimentos metodológicos partiram de uma abordagem qualitativa de natureza descritiva, que amparou-se no modelo de Guelbert (2014). A partir das análises constatou-se que a comercialização é em sua maioria nos mercados locais, havendo assim predominância das cadeias curtas, e que embora a agroindústria por meio de várias ferramentas consiga manter um relacionamento de longo prazo com os consumidores, desconhece o marketing de relacionamento.

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