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Empreendedorismo Corporativo - Tecnológico: Proposição de um Framework Conceitual para o Agronegócio Brasileiro
Última alteração: 2016-09-02
Resumo
O trabalho propõe estruturar um framework conceitual baseado nos elementos macroeconômico e microeconômicos, como forma de potencializar o empreendedorismo estratégico das organizações do agronegócio. Para isso utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e como técnica desenvolveu-se o levantamento teórico-conceitual. No framework conceitual formalizado, o empreendedorismo corporativo (EC) deve ser estruturado por um ápice estratégico formado em menor quantidade de agentes, com formações diversificadas e experientes atuando a partir da redescrição representacional com ênfase na gestão de controle formal de operações. O Empreendedorismo corporativo (EC) deve-se desenvolver a partir do empreendedorismo tecnológico (ET) através das relações de troca de informações e conhecimento com as redes (R) institucionais e organizacionais. Ao direcionar o empreendedorismo corporativo (EC) para as redes institucionais maior a probabilidade de gerar inovação de produto, contudo, ao focar nas redes organizacionais maior a tendência de promoção da inovação de processos. Pesquisa futuras podem ser desenvolvidas em organizações do agronegócio com a finalidade de testar empiricamente o framework conceitual.
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