Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, Mostra de Trabalhos Acadêmicos sobre Envelhecimento da Universidade de Caxias do Sul

Tamanho da fonte: 
A valorização do envelhecimento na sociedade contemporânea O papel do idoso na atualidade e o caráter complementar da tecnologia na sociedade.
Mônica Da Silva Marques

Última alteração: 2022-08-11

Resumo


O atual cenário dos idosos se difere muito do contexto de antigamente, pois o idoso contemporâneo busca ter corpo e mente funcionais para comportar uma vida dinâmica. Nesse sentido, os idosos tem se colocado em ambientes e posições onde suas capacidades sejam desafiadas e seu desenvolvimento seja constante, sem precisar da ajuda de terceiros.

O trabalho em tela tem o objetivo de apresentar o cenário atual em que se encontram os idosos, comparando com a realidade em que viviam há alguns anos e sua expectativa sobre a vida na terceira idade.

Noutro ponto, pretende-se analisar as interferências da tecnologia no consciente coletivo no que diz respeito a substituição das experiencias dos anciões pelo legado de informações contido na internet e o quão equivocada pode ser essa forma de interpretar o papel do idoso na sociedade.

Considerou-se o papel de “arquivo vivo” desempenhado pelos idosos, os quais resguardam anos de acontecimentos e experiências sociais, profissionais e filosóficas que nem mesmo a internet, com todo o seu arca bolso de dados, consegue reproduzir tendo em vista a subjetividade e a complexidade do intelecto humano.

Por fim, aplicou-se um questionário com perguntas direcionadas sobre a visão dos jovens e adultos quanto a pauta em questão a fim de elucidar a análise.

Palavras-chave: Idosos – Tecnologia – Sociedade – internet

Autora: Mônica Marques

Curso: Direito