Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, II Mostra de Trabalhos Acadêmicos sobre Envelhecimento Humano da Universidade de Caxias do Sul

Tamanho da fonte: 
A SEXUALIDADE E A QUALIDADE DE VIDA NA PESSOA IDOSA
Christiane Finger, Idiara dos Reis, Marenilce de Souza Giacomelli

Última alteração: 2023-09-04

Resumo


Diante do crescimento da população idosa, cresce a necessidade de os setores da sociedade se disporem a conhecer melhor as peculiaridades dessa etapa da vida, a fim de lidar com o envelhecimento da população, superando mitos e preconceitos. Frente ao exposto, o presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância da sexualidade na velhice e o quanto contribui para a qualidade de vida dos idosos.

Com base nessa temática, o grupo buscou artigos para a pesquisa: “Sexualidade como fator associado à qualidade de vida da pessoa idosa”; “A sexualidade na velhice: representações sociais de idosos frequentadores de um grupo de convivência”; “Efeitos das vivências em sexualidade na autoestima e na qualidade de vida de pessoas idosas”.

Tomando como base a pesquisa científica e com o objetivo de evidenciar a importância em abordar esse assunto de forma mais intensa e natural, foi criada uma campanha publicitária para o Dia dos Namorados da marca de lingerie Yang Modeladores com o mote “Sempre é tempo de AMAR!”. O foco foi o de mostrar a relação entre sexualidade e a qualidade de vida da pessoa idosa.

Para ilustrar as peças, o material contou com a participação do casal Regina e Vitor Vanni, que são casados há 30 anos. Eles são um exemplo de que a sexualidade não tem prazo de validade.

A temática ganhou destaque nas mídias sociais, no Jornal Pioneiro de Caxias do Sul e foi o tema da reportagem do Dia dos Namorados da RBS TV e do Bom Dia Rio Grande.