Última alteração: 2024-09-11
Resumo
INTRODUÇÃO: O envelhecimento ativo, que busca manter a saúde física e cognitiva ao longo da vida, é fundamental para garantir a autonomia e a independência dos idosos. A execução simultânea de duas tarefas pode afetar a marcha e o equilíbrio, ressaltando a importância de estratégias que promovam a funcionalidade e reduzam os riscos associados a demandas complexas.
OBJETIVO: Comparar as possíveis alterações nos parâmetros espaço-temporais da marcha e do equilíbrio entre idosas institucionalizadas e idosas praticantes de pilates durante a execução de atividades de dupla tarefa.
METODOLOGIA: Estudo observacional com delineamento transversal,com dois grupos: 6 idosas institucionalizadas e 6 idosas da Universidade da Terceira Idade (UCS Sênior) praticantes de pilates. Inicialmente, os participantes realizaram tarefas simples, incluindo uma tarefa aritmética de subtração, uma tarefa de fluência verbal, marcha e equilíbrio em apoio unipodal. A marcha e o equilíbrio foram avaliados utilizando um Equipamento Medidor Inercial com Acelerômetro e Giroscópio (BAIOBIT). Em seguida, os participantes realizaram atividades de dupla tarefa, combinando marcha e equilíbrio com atividades cognitivas.
RESULTADOS: A análise revelou diferenças significativas nos parâmetros cinemáticos da marcha e nas variáveis do equilíbrio durante a dupla tarefa entre os dois grupos. As idosas institucionalizadas apresentaram maior dificuldade na execução das atividades de dupla tarefa em comparação às idosas praticantes de pilates.
CONCLUSÃO: A comparação entre os grupos evidenciou que as idosas praticantes de pilates mantêm melhor a marcha e o equilíbrio durante a realização de duplas tarefas, destacando os benefícios potenciais da prática de pilates na funcionalidade.