Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

Tamanho da fonte: 
CARTÃO POSTAL: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES
Maria Aparecida Lucca Paranhos, Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso

Última alteração: 2012-06-04

Resumo


Orientações curriculares nacionais apontam para a importância do ensino contextualizado, em que as atividades linguísticas estejam voltadas ao uso visando à análise, interpretação e produção de textos que circulam na sociedade. Importa, também, romper com o ensino fragmentado e distante das práticas sociais. Nessa perspectiva, apresenta-se o gênero discursivo Cartão Postal. Busca-se entender o que o constitui como um gênero. Considera-se o estudo da língua uma forma de instrumentalizar o aluno para suas interações sociais. O gênero em questão constitui-se como recurso pedagógico provocador para o estudo do local, ao contextualizar e significar situações de aprendizagem interdisciplinares. 

Palavras-chave: gênero discursivo, linguagem e interação social, estudo do local, interdisciplinaridade.


Texto completo: PDF