Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

Tamanho da fonte: 
O PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG
Juliana Diniz Gutierres, Stephany Sieczka Ely, Maria Renata Alonso Mota, Suzane da Rocha Vieira

Última alteração: 2012-05-09

Resumo


Esse estudo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que busca analisar o processo de implementação do Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O presente trabalho objetivou compreender quem são os estudantes que chegam à universidade para cursar Pedagogia e quem são os profissionais que estamos formando. O estudo é de cunho qualitativo e a metodologia utilizada para a coleta dos dados foi a aplicação de 145 questionários semiestruturados aos estudantes do primeiro ao quarto ano do curso. Dentre os resultados alcançados, obteve-se que o alunado é bastante jovem e fundamentalmente composto por mulheres (95,17%). Os dados possibilitam pensar que os relacionamentos sociais acompanham as expectativas da mulher na sociedade contemporânea: adiamento da nupcialidade e da maternidade com vistas à construção de uma carreira profissional para melhor qualificação no mundo do trabalho. Esses dados têm sido importantes para se pensar o perfil do alunado do curso de Pedagogia. 


Texto completo: PDF