Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: QUEM SÃO ESSES SUJEITOS?
Nadia Pedrotti Drabach, Suellem Raquel de Freitas

Última alteração: 2012-05-15

Resumo


Compreende-se que a gestão escolar manifesta parte importante da realização da política educacional, uma vez que reproduz em certa medida as disputas de poder desse campo. Este estudo apresenta um perfil dos dirigentes escolares a partir dos dados coletados pelos questionários respondidos pelos diretores na ocasião da aplicação da Prova Brasil 2007 e realizada pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP/MEC. Para tanto, foram selecionadas as variáveis que se referem ao perfil próprio destes sujeitos (sexo, idade, etnia e formação inicial), sua experiência na educação, na função dirigente e de aspectos profissionais (salário e carreira). Foi empregado um cotejamento regional e por dependência administrativa (estadual e municipal) compondo-se o perfil a partir da análise dos diferentes tipos, identificando e caracterizando a heterogeneidade com vista à classificação em grupos mais homogêneos, com a intenção de, a partir desses grupos, conhecer especificidades dos sujeitos que os integram. As conclusões preliminares demonstram que os aspectos elencados são importantes na constituição do perfil dos dirigentes escolares e contribuem para o (re)conhecimento da realidade da política educacional. 


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