Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A APRENDIZAGEM DOS JOVENS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS
Verginia Dallago Rossato, Felix Antunes Soares, Nara Vieira Ramos

Última alteração: 2012-05-15

Resumo


Este trabalho foi realizado com jovens que cursavam o ensino médio em escolas públicas em um Município do Sul do Brasil em 2010. O mesmo teve como foco a violência doméstica (VD) que estes sofrem e as dificuldades de aprendizagem que possam estar relacionadas a estas vivências. A pesquisa integra a 2ª etapa de um estudo iniciado em 2009 e que teve a participação de 376 jovens. A partir deste grupo foram selecionados jovens que gostariam de discutir sobre o tema violência e aprendizagem. A metodologia utilizada foi de cunho exploratório qualitativo, sendo realizados 6 grupos focais, com um total de 27 jovens. Foram feitos 1 grupo em cada uma das regiões do Município, ou seja, centro, rural, norte, sul, leste e oeste. Os encontros foram gravados e posteriormente transcritos. A análise apontou inúmeras situações relatadas, categorizadas conforme os diferentes tipos de VD, assim como pontuamos questões levantadas que envolveram a aprendizagem e o insucesso escolar. O estudo novamente confirma que a violência que os jovens sofrem, influencia a relação que tem com o processo de aprendizagem, e que eles têm um papel ativo reconhecendo situações de violência e tentando buscar alternativas para conviver melhor com as tensões. Nos espaços família, escola, comunidade surgem às experiências relacionais em que são utilizadas a violência, sendo que a ênfase maior foi para a violência psicológica no espaço doméstico. No entanto defendemos que as discussões dos comportamentos inadequados e alternativas mais saudáveis e solidárias de relacionamentos deverão fazer parte de todos os grupos de convivência social.

 

Palavras-chave: Jovens, Escolas Públicas, Violência Doméstica, Aprendizagem.


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