Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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CONSENSOS E CONTRAPONTOS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORAS E FAMÍLAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Letícia Veiga Casanova, Sandra Vanzuita Silva

Última alteração: 2012-05-11

Resumo


O presente trabalho apresenta as análises de dados coletados em 9 (nove) instituições de um município de Santa Catarina sobre como professores se autoavaliam diante do documento Indicadores da Qualidade da Educação Infantil (BRASIL, 2009). Analisamos a Dimensão 7 (sete) - Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social. A referida dimensão traz 3 (três) indicadores, o respeito e acolhimento; garantia do direito das famílias de acompanhar as vivencias e produções das crianças e participação da instituição na rede de proteção dos direitos das crianças. Estes indicadores foram utilizados como guia para nossas análises. A escolha da referida dimensão foi inspirada pela pesquisa realizada por Casanova (2011), que teve como objetivo escutar as famílias de crianças de berçários, procurando compreender o sentido atribuído por elas às atividades realizadas nas creches. A realização deste trabalho nos permitiu compreender como professores significam os documentos oficias em seus próprios contextos a partir de suas vivências e perspectivas. Além disso, outra questão importante que emerge de nossas reflexões é a percepção distorcida entre o que pensam os pais e o que acreditam que fazem as professoras.


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