Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS DE 1990
Elisandra de Souza Peres, Patrícia Laura Torriglia

Última alteração: 2012-06-04

Resumo


Este artigo apresenta uma reflexão sobre os princípios orientadores da Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC) contextualizando- a partir das reformas educacionais realizadas na América Latina nos anos de 1990. Este Documento estabelece, há vinte anos, as diretrizes curriculares para a educação da rede estadual de ensino e propõe as diretrizes básicas e fundamentais para aumentar a permanência na escola e a melhoria da qualidade do ensino. Apesar de estar fundamentado em perspectivas teórico-filosóficas do materialismo-histórico, articula-se à lógica dos processos políticos fundamentados nos princípios de autonomia, descentralização, participação e cidadania implementados pelas reformas educacionais seguindo a lógica de mercado capitalista. Nosso objetivo é localizar e apresentar os princípios das reformas contidos nos conteúdo da PCSC e realizar uma reflexão crítica acerca dos conceitos-chave de cidadania e coesão social que norteiam e orientam as proposições do documento.

 

Palavras-chave: Proposta Curricular; Políticas de Educação; Cidadania; Coesão Social.


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