Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

Tamanho da fonte: 
UM ESTUDO DA CULTURA ESCOLAR PRESENTE NOS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO COM ÊNFASE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Elisângela Zarpelon Aksenen

Última alteração: 2012-05-14

Resumo


O estudo aqui apresentado constitui uma primeira aproximação de um projeto mais amplo que pretende estudar os exames de admissão ao ginásio. Tais exames foram obrigatórios nas escolas públicas do Brasil de 1930 a 1971 e marcaram um período histórico de ampliação no acesso ao ensino primário e restrição ao ginásio. O encaminhamento teórico sobre a cultura escolar, a história das disciplinas escolares, o papel dos exames no contexto educacional e a abordagem dada à disciplina de matemática situam as discussões aqui levantadas. A abordagem contempla uma reflexão metodológica sobre a cultura escolar presente nos manuais, atas e documentos escolares do período. A história oral enriquece as considerações. Para tanto, recorremos ao aporte teórico de Julia (2001), Pinto (2004), Valente (2003), Delgado (2006), Romanelli (2010) entre outros. Apontamos elementos da legislação, orientações para as provas de matemática, descrevemos dados referentes aos exames de dois colégios de Curitiba e analisamos dois manuais didáticos de matemática (12ª e 572ª edições) estabelecendo relações entre eles.

 

Palavras-chave: Cultura escolar; Exames de admissão; Matemática.

 


Texto completo: PDF