Última alteração: 2012-06-12
Resumo
O presente artigo objetivou mapear os projetos de Educação Ambiental em desenvolvimento nas escolas estaduais do município de Ponta Grossa – Paraná. Os fundamentos teóricos desse trabalho se subsidiaram principalmente em Hernández (1998) com os projetos de trabalho. Essa pesquisa é parte integrante da dissertação em andamento do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Trata-se de uma abordagem qualitativa e de um breve levantamento bibliográfico dos aspectos da Educação Ambiental e dos projetos. Das 43 escolas encontradas deste município, apenas 12 apresentaram projetos de Educação Ambiental em desenvolvimento. Dentre estas, 8 abordaram temas ligados a “Reciclagem e a coleta seletiva”, 3 evidenciaram a “Horta escolar” e uma enfatizou os “Impactos ambientais”. Dessa forma, a maioria das escolas empregou a temática sobre reciclagem, o que é uma adoção bastante frequente no ambiente escolar, porém, é pautada por vezes como uma atividade pontual sem dar a devida importância na discussão sobre a produção de consumo e sustentabilidade, questão fundamental para se oportunizar a construção de valores ambientais.