Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

Tamanho da fonte: 
CICLO DE DISCUSSÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM: INTERNALIZANDO NOVOS SABERES
Carolina da Cruz Jorge de Oliveira

Última alteração: 2012-05-02

Resumo


O presente artigo apresenta os resultados de um ciclo de discussões sobre as concepções de aprendizagem, realizado com professoras em serviço de uma instituição privada, de Educação de Jovens e Adultos, no município de Rio Grande (RS). A atividade foi estruturada a partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural, envolvendo diálogos e trocas de experiências a partir da introdução de conteúdos relativos às principais concepções de aprendizagem que embasam, conscientemente ou não, as práticas docentes, na atualidade. A investigação delineou-se como um estudo qualitativo, sendo utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: questionário para avaliar os conhecimentos prévios das participantes sobre a temática do ciclo; diário de campo; e, grupo focal. Os dados foram analisados e interpretados a partir de procedimento de análise temática. Os resultados encontrados indicam a essencialidade de uma discussão focada e organizada sobre as concepções de aprendizagem em todos os cursos de formação inicial e continuada. Por fim, o ciclo de discussões possibilitou a internalização de novos conteúdos relativos às concepções de aprendizagem.

Palavras-chave: concepções de aprendizagem; formação docente continuada; psicologia histórico-cultural.


Texto completo: PDF