Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA EDUCATIVA EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Caroline Leonhardt Romanowski, Carla Beatriz kunzler Hosda

Última alteração: 2012-05-03

Resumo


O presente artigo origina-se de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. Tem por objetivo principal fazer uma discussão e análise a respeito da formação que o curso traz para a prática da educação inclusiva. Este parte de minhas vivências e inquietudes durante o processo de formação, e das discussões que aconteceram durante duas disciplinas do curso, que teriam o objetivo de introduzir a temática da educação inclusiva para o curso de Pedagogia. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, o material para análise e posterior discussão é subjetivo. Iniciando a leitura, procurou-se fazer um levantamento dos caminhos históricos da Educação Especial e Educação Inclusiva, um levantamento do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Pedagogia, analisando-o em relação ao que diz respeito sobre o perfil do profissional e seus objetivos. E buscou-se por meio do histórico da formação de professores e dos percursos do curso de Pedagogia, fazer uma investigação sobre o preparo ou não das acadêmicas deste curso para efetivarem uma prática pedagógica inclusiva durante o período de estágio curricular supervisionado.  

Palavras-chave: Estágio curricular; Formação; Práticas Inclusivas.


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