Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

Tamanho da fonte: 
A PRODUÇÃO DE SUJEITOS QUANDO O SABER ESTATÍSTICO SE VINCULA AOS DISCURSOS DA ALFABETIZAÇÃO, DO ANALFABETISMO E DO ALFABETISMO/LETRAMENTO
Renata Sperrhake

Última alteração: 2012-06-04

Resumo


O presente texto busca analisar como o saber estatístico se vincula aos discursos que tratam da alfabetização, do analfabetismo e do alfabetismo/letramento e como essa vinculação contribui na produção de sujeitos alfabetizados, analfabetos e letrados. Para tanto, realizou-se uma busca em acervos digitais de revistas especializadas em Educação e Estatística e no Portal de Teses da CAPES. A partir do corpus selecionado foram criadas quatro unidades de análise, quais sejam: 1) estatísticas utilizadas como material empírico; 2) estatísticas utilizadas como procedimento metodológico; 3) referência a estatísticas – saber estatístico; 4) emergência da discussão sobre os níveis de alfabetismo/letramento. A partir das analises realizados ao longo do trabalho pretendi contribuir para o entendimento das maneiras pelas quais o sujeito alfabetizado, analfabeto e letrado é produzido através dos discursos acadêmicos que fazem uso da estatística para tratar do tema da alfabetização, do analfabetismo e do alfabetismo/letramento. 

Texto completo: PDF