Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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ARTES VISUAIS E CORPOREIDADE NA PESQUISA-ENSINO – REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Maristani Polidori Zamperetti, Ângela Balzano Neves

Última alteração: 2012-06-06

Resumo


O presente texto apresenta uma investigação caracterizada como pesquisa-ensino (PENTEADO, 2010), baseada em nossas experiências de ensino como professoras de Artes Visuais no Ensino Fundamental, em escolas públicas de uma cidade do Rio Grande do Sul. Temos como objetivo, socializar práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do nosso percurso profissional, nas quais a corporeidade permeia a aprendizagem dos conteúdos dessa área de conhecimento. Entendemos que a ampliação da cultura corporal do movimento deve ser uma proposta presente na educação contemporânea. Para tanto, é necessário a construção de espaços na escola em que o aluno possa participar ativamente expressando seus sentimentos, ideias, afetos e emoções. Os conteúdos trabalhados em Artes Visuais foram aprendidos a partir de experiências em que os sentidos corporais estavam presentes. Por meio do Ensino da Arte possibilitamos o afloramento de sentidos, possibilitando o envolvimento dos estudantes de forma prazerosa, construindo significados para o mundo e a vida, o que pode contribuir para a sua formação humanizadora.

Palavras-Chave: Artes Visuais – Corporeidade – Ensino de Arte – Pesquisa-Ensino

 


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