Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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TRADIÇÃO E MODERNIDADE: PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO PRIMÁRIO DO GRUPO ESCOLAR OTÁVIO AUGUSTO DE FARIA EM BOM RETIRO DO SUL – RS (1974)
Janaína Priscilla Ricci

Última alteração: 2012-05-14

Resumo


RESUMO

O presente ensaio liga-se aos pressupostos da Cultura Escrita e tem como objetivo discutir a partir de programas o ensino leitura e da escrita, estabelecendo uma interface com os preceitos de modernidade e modernização instituídos a partir das reformas educacionais no Brasil no início do século XX, analisando se tais preceitos perduraram pelas próximas décadas. Tais construções podem ser realizadas através de vários percursos historiográficos, com o uso de fontes, como legislações, pareceres, programas escolares, relatórios de inspeção, manuais didáticos e os planejamentos docentes.  Para tanto, tem-se como ponto de partida um relatório de planejamento de uma estagiária do curso Normal. Estes registros se enquadram em produto da Cultura Escolar nos estudos historiográficos da Educação, pois apresentam a atuação da referida estagiária no ensino primário em 1974, no Grupo Escolar Otávio Augusto de Faria localizado em Bom Retiro do Sul - RS. 

Palavras-chave: Modernidade - Modernização - Cultura Escrita – Leitura - Escrita



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