Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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A (RE)SIGNIFICAÇÃO DAS APRENDIZAGENS ESCOLARES ATRAVÉS DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL CONTEMPORÂNEA
Juliana Veiga de Freitas

Última alteração: 2012-04-20

Resumo


Este texto trata-se de um recorte do meu projeto de dissertação de mestrado, visando apontar como o projeto de Educação Integral emerge na racionalidade do século XXI e como professores e profissionais envolvidos compreendem as aprendizagens dos alunos na escola de tempo integral. Para tanto, trago como campo de estudo o Programa Mais Educação, entendendo-o como uma estratégia do Governo Federal para induzir a jornada ampliada, bem como qualificar as aprendizagens dos estudantes das escolas públicas. Assim, faço um breve apanhado sobre as condições que levaram à emergência da Educação Integral no século XXI, com a implantação do Programa Mais Educação nas escolas. Em seguida, problematizo o desencaixe da escola contemporânea considerando sua constituição histórica, como desafio para se pensar a Educação e o sujeito aluno atual. Na última seção, analiso narrativas de professores que atuam no Programa, para apontar o modo como estes profissionais avaliam as aprendizagens dos alunos, a partir das práticas de Educação Integral e, como suas respostas podem suscitar relevantes problemas de pesquisa em meu mestrado.

 

Palavras-chave: Programa Mais Educação, Aprendizagens, Aluno



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