Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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RELAÇÃO ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO MORAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Alana Paula de Oliveira, Maria Suzana De Stefano Menin

Última alteração: 2012-05-03

Resumo


Este texto apresenta resultados preliminares da pesquisa de Mestrado “Escola-família: relações possíveis em projetos de educação moral em escolas públicas”, a qual originou-se de um dado significativo de uma pesquisa maior. Constatamos que muitos agentes escolares acreditam que a escola deve dar educação moral para suprir lacunas do meio familiar, mas que esta função deveria ser exclusivamente da família. Deste modo, propomos a pesquisa com o objetivo de analisar as concepções dos agentes escolares a respeito do papel da família na educação moral de crianças e adolescentes. Neste texto, apresentaremos os resultados do levantamento bibliográfico sobre estudos e pesquisas que abordam a relação entre escola, família e educação moral. Utilizamos o Scielo, a base de dados da Capes e as três últimas Reuniões Anuais da Anped como fontes de pesquisas. Encontramos bibliografia sobre educação moral e, também, sobre as relações entre escola e família, mas nenhuma que os relacionassem explicitamente. Estes resultados nos fazem reforçar a relevância da nossa pesquisa de Mestrado, uma vez que poderá suprir a carência de pesquisas empíricas que tratem do tema em questão.

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