Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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O TRABALHO E A LUTA PERMANENTE DOS PROFESSORES FRENTE AO CONTEXTO NEOLIBERAL: UM ESTUDO SOBRE O RIO GRANDE DO SUL
Clarice Zientarski, Daniele Rorato Sagrillo, SUELI MENEZES PEREIRA

Última alteração: 2012-05-06

Resumo


Resumo: Este artigo analisa as contradições que envolvem o Governo Neoliberal e os direitos dos professores, no Estado do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre 2007 e 2012. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo que utiliza aportes documentais e bibliográficos para análise. A pesquisa demonstra um aumento significativo das ações coercitivas do Estado, representado pelas instituições que lhe sustentam: Polícia Estatal, Poder Legislativo, Poder Judiciário com a função de coibir o movimento dos professores em suas reivindicações, através da proibição do direito à greve; intervenção no Plano de Carreira; negativa de cumprir com o pagamento do Piso salarial profissional nacional. As ações que envolvem o Estado geram contradições, pois, se de um lado, enfraquecem a organização dos professores, também suscitam movimentos de resistências, que não são suficientes para atenuar o capital, ao contrário, ao fortalecê-lo, limitam o poder estatal, indicando que o Estado neoliberal enfraquece as instituições sociais, limitando a cidadania.

 

Palavras-Chave: Estado Neoliberal, Coerção, Professores, Cidadania.


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