Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

Tamanho da fonte: 
IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NO RIO GRANDE DO SUL: POSSIBILIDADES DE VIABILIZAÇÃO
SUELI MENEZES PEREIRA

Última alteração: 2012-05-15

Resumo


Através de pesquisa qualitativa, tendo como referencial a proposta do atual governo do Estado para o Ensino Médio (2011/2014), este texto busca  verificar as condições de organização administrativo-pedagógica da escola e o preparo dos professores para tal, para o que se vale de resultados obtidos em uma pesquisa realizada em Escolas de Santa Maria analisados em uma dissertação de mestrado, recentemente defendida. A proposta do governo se constitui por um ensino médio politécnico que tem por base a articulação das áreas de conhecimento e suas tecnologias com os eixos: cultura, ciência, tecnologia e trabalho enquanto princípio educativo, o que demanda uma formação interdisciplinar, tendo como ponto de partida o conteúdo social. Como resultados imediatos, observam-se fatores intervenientes ao sucesso da proposta, tanto pela setorização, como pela centralização de poder e pouco envolvimento da gestão escolar e dos professores em atividades que lhes proporcione subsídios para a implantação de mudanças substanciais nas escolas a curto prazo.

 

Palavras-chave: Ensino Médio, politecnia, trabalho como princípio educativo, professores, organização escolar.


Texto completo: PDF