Última alteração: 2012-05-15
Resumo
Resumo:
O trabalho considera que a literatura brasileira, como fonte de pesquisa, tem recursos infindáveis que possibilitam a apreensão do contexto cultural, social e político nos quais as obras são criadas, bem como é possível estudar as suas implicações na educação. Objetiva-se analisar o ideário pedagógico subjacente às ações de cunho educacional da personagem Dona Benta, em particular nos livros: História do mundo para as crianças, publicado em 1933, Geografia de Dona Benta, publicado em 1935, e Serões de Dona Benta, publicado em 1937. A análise evidenciou alguns aspectos sociais, políticos, culturais e educacionais do período da produção da obra, que subsidiaram a compreensão do pensamento de Monteiro Lobato acerca da educação e de uma tendência pedagógica. Os resultados possibilitam afirmar que a literatura infantil de Monteiro Lobato se aproxima da concepção pedagógica escolanovista, sobretudo, no que diz respeito às ações educativas de Dona Benta.
Palavras-chave: Monteiro Lobato; Educação; Ideário Pedagógico.