Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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MONTEIRO LOBATO E A EDUCAÇÃO: O IDEÁRIO PEDAGÓGICO EXPRESSO NA PERSONAGEM DONA BENTA
Laís Pacifico Martineli, Maria Cristina Gomes Machado

Última alteração: 2012-05-15

Resumo


Resumo:

 

O trabalho considera que a literatura brasileira, como fonte de pesquisa, tem recursos infindáveis que possibilitam a apreensão do contexto cultural, social e político nos quais as obras são criadas, bem como é possível estudar as suas implicações na educação. Objetiva-se analisar o ideário pedagógico subjacente às ações de cunho educacional da personagem Dona Benta, em particular nos livros: História do mundo para as crianças, publicado em 1933, Geografia de Dona Benta, publicado em 1935, e Serões de Dona Benta, publicado em 1937. A análise evidenciou alguns aspectos sociais, políticos, culturais e educacionais do período da produção da obra, que subsidiaram a compreensão do pensamento de Monteiro Lobato acerca da educação e de uma tendência pedagógica. Os resultados possibilitam afirmar que a literatura infantil de Monteiro Lobato se aproxima da concepção pedagógica escolanovista, sobretudo, no que diz respeito às ações educativas de Dona Benta.

 

Palavras-chave: Monteiro Lobato; Educação; Ideário Pedagógico.


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