Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

Tamanho da fonte: 
INOVAÇÃO NO ENSINO UNIVERSITÁRIO: PROPOSTAS E CENÁRIOS
Daniele Simões Borges, Gionara Tauchen

Última alteração: 2012-06-25

Resumo


A universidade, na contemporaneidade, é considerada uma das principais instituições que possui condições de promover o desenvolvimento científico, o progresso econômico, a justiça social, a sustentabilidade e a inovação. Ou seja, a universidade pode construir ambientes que favoreçam o desenvolvimento da cultura da criação e inovação. Por isso, este estudo objetiva compreender os processos de indução à inovação do ensino universitário, bem como as atividades didático-pedagógicas propostas nos Projetos de Ensino no campo das ciências naturais e exatas de uma universidade do sul do Rio Grande do Sul. A pesquisa é de natureza qualitativa e documental, realizada pro meio da Análise de Conteúdo. No estudo realizado foram destacados três grandes eixos de práticas de ensino inovadoras: atividades práticas, tecnologias e metodologias inovadoras.

 


Texto completo: PDF