Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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A ESTIGMATIZAÇÃO E A PRODUÇÃO DE SI: REFLEXÕES SOBRE O FILME “PRECIOSA”
Bárbara Cristina Farina, Claudio Roberto Baptista

Última alteração: 2012-06-11

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de estigmatização, partindo das interconexões existentes entre a imagem individual e a representação social, buscando os seus possíveis efeitos na demarcação dos lugares sociais. Essa análise permite ampliar a compreensão de um processo educativo amplo que envolve sujeito e instituições. Para tanto, parte-se de uma pesquisa bibliográfica a respeito dos conceitos-chave (tais como a própria estigmatização, o preconceito, a imagem e a representação) proposta em sintonia com a análise da obra cinematográfica “Preciosa: uma história de esperança”, na tentativa de buscar ampliação das reflexões no encontro com os fragmentos de vida de uma pessoa que concentra um conjunto de atributos sociais que estão implicados na relação exclusão e deficiência. A análise de um processo de produção de si, considerando as determinações e implicações sociais recíprocas, pode contribuir no sentido de tomada de decisões quando nos referimos à atenção social e ao cuidado, mas apresenta ainda claros nexos associados à educação como processo que não se refere exclusivamente à escola.

 

Palavras-Chave: educação especial, estereótipo, estigma, preconceito e imagem.


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