Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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O TRABALHO EDUCATIVO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Nilva de Oliveira Brito dos Santos, João Luiz Gasparin

Última alteração: 2012-05-07

Resumo


A docência em Didática vem instigando os pesquisadores à busca de fundamentos capazes de revisão da prática docente. Tendo como suporte a Teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica, o trabalho objetiva repensar o trabalho educativo. A necessidade de recuperar a tarefa pedagógica, qual seja, tornar o conhecimento significativo para o aluno é imprescindível. Na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural os seres humanos apropriam-se da cultura para se desenvolverem. Segundo Saviani (2003) a educação tem como objeto a identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivíduos, além da descoberta das formas mais adequadas para atingir o objetivo. A caminhada de construção do trabalho possibilitou reflexão quanto aos pressupostos teóricos sobre o desenvolvimento psíquico e o repensar sobre o trabalho educativo. Ao professor compete fazer a mediação entre os conhecimentos científicos e os alunos ampliando o conteúdo e a forma de pensamento destes. À Didática cabe oferecer subsídios para que o professor desempenhe o trabalho educativo. 

Palavras-chave: Trabalho Educativo. Teoria Histórico-Cultural. Pedagogia. Histórico-Crítica.


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