Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9ª ANPED SUL

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NOVAS ABORDAGENS DO CONTEÚDO FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO BRASIL
Lucas Dominguini, Joelma Rzatki Maximiano, Leonel Cardoso

Última alteração: 2012-05-07

Resumo


Há algumas décadas, o ensino da Física Moderna no Ensino Médio foi deixado de lado. Entretanto, com os avanços científicos e tecnológicos, estes conteúdos passaram a ter uma importância que talvez antes não existisse. A fim de proporcionar o exercício pleno da cidadania, um melhor entendimento do mundo atual, e conectar o ensino da Física ao cotidiano do aluno, o Ministério da Educação passou a considerar a Física Moderna conteúdo obrigatório do Ensino Médio. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi analisar a forma como os autores dos livros didáticos apresentam o conteúdo de Física Moderna, por meio do levantamento dos conteúdos relacionados a este conhecimento. Como objeto de pesquisa têm-se as obras utilizadas no período de 2012 a 2014, do PNLD. Os resultados foram comparados com pesquisa similar realizada entre 2009 e 2011, com os livros do PNLEM. Os resultados demonstraram uma maior preocupação dos autores em facilitar o processo de ensino-aprendizagem da Física Moderna, inserindo um volume maior de conteúdos e estruturando-os de forma equivalente aos demais conhecimentos.


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