Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, 9 Semintur Jr.

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Estratégias de marketing como ferramentas competitivas para manter-se no mercado: Estudo de caso em agências de viagens e turismo
Maria Jacqueline Ramos Iwata, Jonis Angelim da Silva

Última alteração: 2018-10-23

Resumo


O avanço da tecnologia, o novo modelo econômico e a exigência do consumidor, requer das organizações novas estratégias de marketing que supere o tradicional. Nesta nova fase o foco não é apenas satisfazer o consumidor em si, mas satisfazer também seus anseios emocionais. O objetivo principal deste trabalho é identificar as estratégias de marketing utilizadas pelas agências de viagens como ferramentas competitivas para manter-se no mercado. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e os objetivos metodológicos são de ordem exploratória e descritiva, para a pesquisa bibliográfica utilizou-se materiais já existentes. Para a coleta de dados utilizou-se questionários com perguntas abertas e fechadas dirigidas aos gestores das organizações. O estudo de caso ocorreu em quatro agências de viagens e turismo da cidade de Manaus – Am. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que estas empresas utilizam as seguintes estratégias: conhecer seus clientes por meio do banco de dados do cliente e fidelizá-los por meio do marketing de relacionamento, além de fazer parcerias com empresas e profissionais do turismo e divulgar seus produtos e serviços na mídia. Percebeu-se durante as análises, a necessidade destas empresas definirem melhor a sua segmentação de público para melhor servi-los, bem como as estratégias de marketing orientada para o cliente.

 

Palavras-chaves: Estratégias de marketing, Planejamento estratégico, Vantagem competitiva.