Última alteração: 2021-11-11
Resumo
RESUMO
Bibliotecas comunitárias são pontos de apoio informacional, levam livros, cultura e um pouco de dignidade às populações mais carentes. Idealizada dentro de uma associação de imigrantes, a Biblioteca Comunitária René Depestre, fica localizada em uma área de grande vulnerabilidade social em Porto Alegre, ela desempenha um papel potente e transformador, pois além de atuar na promoção de leitura e dar acesso ao livro, sua principal atividade, ela também trabalha como polo de letramento e ensino de português aos imigrantes e refugiados que desembarcam na capital gaúcha. Driblando a falta de políticas públicas destinadas a essas minorias, ela se destina para além do seu papel habitual. Nesse caso específico, o acesso ao ensino do idioma local aos estrangeiros, é um fator que pode ser decisivo para que essas pessoas tenham seus direitos respeitados e possam acessar serviços básicos de saúde, educação e exercer sua cidadania de forma plena. A formação desses pólos informacionais, na maioria das vezes, começam com projetos criados por agentes da própria comunidade, costumam não ter a presença de bibliotecário e são geridos pelos próprios atores locais. Através da pesquisa bibliográfica e exploratória desenvolvidas ao longo da pesquisa, foram obtidos resultados, que corroboram com as questões propostas e pautadas no artigo, ou seja, reforçam que desde a sua idealização até a sua implementação, bibliotecas comunitárias são agentes capazes de gerar grandes transformações nos locais e nas comunidades onde estão inseridos, permitindo que os indivíduos que frequentam e atuam nesses lugares, sejam capazes de mudar realidades. Concluindo, elas são determinantes, necessárias e indispensáveis para mudar futuros, transformar locais abandonados pelo poder público, amenizar os abismos sociais e promover a difusão da cultura periférica.
PALAVRAS CHAVES: biblioteca comunitária, transformação, ensino português.