Última alteração: 2012-11-30
Resumo
No atual mercado competitivo, conhecer a rentabilidade dos produtos oferecidos é peça chave para o sucesso de uma empresa. Porém, para chegar neste percentual é preciso seguir alguns procedimentos. De acordo com este contexto, pesquisa efetuada tem o objetivo de evidenciar os procedimentos a serem seguidos para determinação e análise da rentabilidade dos produtos em micro e pequena empresa no setor das indústrias de alimentos, para alcançar este objetivo o estudo mostra um levantamento do referencial teórico relacionado ao tema. A pesquisa é de tipologia exploratória, onde foi feito um estudo de caso buscando analisar a rentabilidade dos produtos da empresa estudada e também identificar a viabilidade ou não da empresa tornar-se formal. O levantamento dos dados foi feito um acompanhamento de todo processo produtivo dos produtos estudados. Com o estudo conclui-se que micro e pequenas empresas têm papel fundamental na economia brasileira e mundial, porém estas precisam estar preparadas para sobreviver às dificuldades do mercado. Diante disso, o estudo efetuado mostrou que na atual situação o empreendimento possui boa rentabilidade de seus produtos e ao tornar-se formal, a melhor opção, no atual momento, é o enquadramento pelo EI. A opção do Simples Nacional se torna favorável somente após aumento de faturamento, pois com a formalidade a empresa passa a ter algumas despesas fixas que estão não existiam.