Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Avaliação da rentabilidade de produtos e flexibilização dos preços de venda no ramo farmacêutico
Alex Eckert, Roberto Biasio, Marlei Salete Mecca, Cassiane Uez

Última alteração: 2012-11-30

Resumo


A realidade do mercado farmacêutico torna este segmento um dos mais competitivos e dinâmicos atualmente. Ele representa grande importância no cenário nacional, tanto pelo volume de transações, quanto pelo fato de ser um importante distribuidor de produtos essenciais à saúde da população em geral. Diante deste cenário, as farmácias buscam informações para subsidiar suas decisões estratégicas e a análise de custos torna-se uma importante ferramenta de auxílio à gestão, fornecendo dados essenciais para as empresas manterem suas atividades e a competitividade no mercado. O objetivo deste estudo é verificar qual é a rentabilidade dos produtos comercializados em uma farmácia localizada em Caxias do Sul. Para a realização do estudo utilizou-se o método de custeio variável, método empregado para obter informações internas para fins gerenciais, que também permite apurar a margem de contribuição dos produtos comercializados e a sua rentabilidade para a empresa. Após realizou-se uma simulação de flexibilização dos preços para avaliar quais produtos podem ter seus preços reduzidos ou ampliados e a diferença no volume de vendas para se alcançar a margem de contribuição usual. Os produtos analisados podem ter suas  vendas incentivadas com a redução nos preços ou fornecer maior faturamento. Além disso, a simulação  apresentada no estudo pode ser utilizada para outros produtos comercializados na empresa.

 


Texto completo: Sem título