Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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INOVAÇÃO NA QI ESCOLAS E FACULDADES: ESTUDO DE UMA PRÁTICA DE MARKETING
Anelise D'Arisbo, Tatiane Pellin Cislaghi, Giovana Sbrissa, Pelayo Munhoz Olea, Eric Dorion

Última alteração: 2012-11-30

Resumo


Inovação envolve novidade ou renovação. É um processo sistêmico para a criação de valor e foi primeiramente descrito pelo economista Schumpeter em 1939. Desde essa época, tem crescente importância para as organizações que desejam conquistar ou manter poder de monopólio/oligopólio, a fim de auferir lucro superior (MUNHOZ OLEA, 2012). Um exemplo dessas organizações é a QI Escolas e Faculdades, alvo da pesquisa devido a uma prática de marketing implantada. O objetivo inicial do artigo foi analisar como ocorreu essa prática dentro da faculdade, evidenciando se a mesma integra o processo inovador, de acordo com as fontes bibliográficas pesquisadas e se este pode ser replicado. Utilizou-se como metodologia um modelo de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Como técnica de coleta de dados, fez-se uso de entrevista em profundidade semiestruturada, além da análise de documentos e observações na organização do estudo. Os resultados indicam que o projeto desenvolvido foi uma inovação de marketing, visto que foram envolvidos métodos de marketing não utilizados previamente pela empresa (OCDE, 2005). Além disso, implicou também em inovação organizacional, pois ocasionou mudanças na gestão da empresa. 


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