Última alteração: 2012-11-30
Resumo
As empresas precisam buscar recursos que lhes garantam resultados positivos e sustentáveis, dentre as estratégias interorganizacionais, que envolvem ações de cooperação e colaboração entre parceiros. Cooperação e colaboração são normalmente usadas na literatura de negócios como sinônimos, no entanto, podem-se considerar conceitos distintos. O objetivo desta pesquisa foi identificar a existência de cooperação entre indústrias, produtoras de vinhos na Serra Gaúcha, com seus parceiros fornecedores de insumos, através de entrevistas em duas vinícolas, no intuito de analisar se as indústrias praticam coopetição entre si. A metodologia utilizada foi um estudo de caso múltiplo, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo em duas vinícolas da Serra Gaúcha. Observou-se que a cooperação com parceiros vinculados com as indústrias, ocorre em nível horizontal, com ganhos para ambos os parceiros e, a colaboração aparece em nível vertical ou horizontal, como apoio de entidades que favorecem colaboração entre uma organização a outra. O papel da coopetição, ocorre em nível horizontal e não exclui episódios de colaboração, mas é uma ocorrência simultânea de competição e colaboração entre competidores. As indústrias analisadas praticam coopetição entre si, através da participação em entidades do setor vinícola, onde são trocadas ideias entre empresários em favor do crescimento do setor vinícola na região, porém cada organização possui um ponto de vista distinto, diante da prática de cooperação entre organizações e entidades do setor vinícola.