Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Responsabilidade Social Interna: um estudo de caso na Sicredi Botucaraí
Luiz Locatelli, Manuela Rosing Agostini, Gisele Rabello, Alessandra Costenaro Maciel, William Zanella, Sabrina Francio Estrasulas Jardim

Última alteração: 2012-11-30

Resumo


Este artigo teve como objetivo conhecer o grau de importância e o grau do desempenho atribuído às ações de responsabilidade social voltadas aos colaboradores do SICREDI Botucaraí. As organizações vivem hoje num cenário de modernidade e competitividade. Cada vez mais é evidente que investir na Responsabilidade Social Interna é indiscutivelmente fator de crescimento e sustentabilidade para a própria organização, além do desenvolvimento da sociedade e dos próprios colaboradores. Para a coleta de dados foi realizado questionário aplicado aos 55 colaboradores da cooperativa, contendo perguntas fechadas. Este estudo se constituiu uma pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Optou-se pela amostra probabilística aleatória simples e considerou um erro amostral de 10%. Constatou-se que a média das variáveis apresentou um desempenho abaixo da expectativa, apontando para a necessidade de melhorias, considerando a importância de cada tema, resultando em desempenho aquém da importância a que lhe foi atribuída. Também, a empresa não está no seu pleno exercício da responsabilidade social devido ao conceito 3,88 do desempenho, abaixo de 4, onde, conforme propósito deste trabalho, acima deste nível, poderia ser considerada  aceitável. Assim, ações que venham atender as expectativas com baixa percepção apontadas neste estudo, farão com que, nas próximas pesquisas, mais pessoas possam ter os motivos apontados e estar trabalhando numa empresa com maior RSI. A pretensão deste trabalho foi de provocar futuras discussões, considerando a importância que o tema apresenta para os indivíduos, para as organizações e para a sociedade.


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