Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
“ASPECTOS BIOLÓGICOS DE Peridroma saucia (HÜBNER) (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) EM TRÊS HOSPEDEIROS: FOLHAS DE MACIEIRA, TREVO E AZEVÉM”.
Sandra de Fatima dutra

Última alteração: 2012-11-30

Resumo


Devido à carência de pesquisas com P. saucia e ao aumento desta praga na cultura da macieira, justifica-se a busca de conhecimento básicos da biologia e o comportamento desta praga nos diferentes hospedeiros. Foi conduzido um experimento no Laboratório de Entomologia Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Vacaria em câmara climatizada com temperatura de 25 ± 2ºC, umidade relativa do ar de 70 ± 10% e fotofase de 12/12 horas. Para os estudos de biologia foram utilizados folhas de três hospedeiros: folhas de macieira da cultivar Fuji (tratamento 01), folhas de azevém (tratamento 02) e folhas de trevo (tratamento 03). As folhas foram individualizadas em tudo de vidro de 2,5 x 8,5 e substituídas a cada dois dias. Foi inoculada uma lagarta por tubo de vidro totalizando 100 lagartas por tratamento. Os parâmetros biológicos avaliados foram: duração dos períodos de larva; pré-pupa; pupa; peso de pupas com 24 horas de idade; razão sexual; longevidade de adultos e viabilidade para larva, pré-pupa e pupa. A maior sobrevivência foi observada no tratamento 01, na fase larval e pupal. Para o ciclo total foram obtidos valores de 62,54 dias para os insetos alimentados com folhas de macieira e para os insetos alimentados com folhas de azevém 45,85 dias. As pupas obtiveram média de 14,90 e 12,6 para os tratamentos 01 e 02 respectivamente. O período de pré-oviposição foi obtido apenas do tratamento 01 que teve duração média de 6,5 dias e período de oviposição de 5,95 dias.


Texto completo: PDF