Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Inteligência Estratégica da Administração: Um Olhar a Partir do Relatório da Administração
MARIA TERESA MARTININGUI PACHECO, Oderson Panosso, Guilherme Caldart Letti, ANA CRISTINA FACHINELLI

Última alteração: 2012-11-29

Resumo


Nos dias atuais, com um mercado globalizado repleto de constantes e rápidas alterações no ambiente externo e com níveis de exigências crescentes da sociedade por melhores produtos, serviços e controles ambientais, muitas empresas, em busca de competitividade e da sobrevivência, têm procurado adaptar-se a uma gestão estratégica mais eficiente. O presente estudo tem por objetivo identificar estratégias de empresas por meio da análise de conteúdo reportadas nos Relatórios da Administração de companhias. A amostra analisou as informações de duas empresas agrícolas de capital aberto, com segmento na fruticultura localizadas na Região Sul do Brasil, relativas aos últimos dez anos, sendo o último exercício social encerrado em 31/12/2011, com a utilização do método de "análise de conteúdo". A abordagem principal utilizada foi à matriz BCG que mostra se a empresa tem uma carteira equilibrada de negócios, de modo que alguns geram mais caixa do que usam e possam suportar outros negócios que precisem de caixa para se desenvolver e se tornarem lucrativos. As conclusões foram de que a empresa “A” possui padrão de negócios geradores de inteligência estratégica melhor que a empresa “B”, contudo os resultados mostram que não há homogeneidade na apresentação de informações sobre as estratégias das empresas em seus informes administrativos. Com o estudo, percebe-se que a empresa “B” está utilizando diferentes estratégias para melhorar o seu desempenho econômico e financeiro.

Texto completo: Sem título