Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS VENDAS DO PRODUTO A ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE BOX-JENKINS NO PERÍODO DE 2007-2011
Paula Lorenzetti, Maria Emília Camargo

Última alteração: 2012-11-30

Resumo


O planejamento aliado à previsão de vendas, possibilita a otimização dos recursos para a operação produtiva e busca de competitividadeo. A previsão de vendas é uma técnica que utiliza dados passados para predizer valores futuros, possibilitando o planejamento de estoque de materiais, programação de máquinas e gestão de pessoas. O objetivo deste trabalho foi encontrar um modelo que melhor representasse o comportamento das vendas de um produto (denominado produto A.) Este produto é considerado um dos cinco produtos mais importantes de uma empresa têxtil do Rio Grande do Sul. O período de análise foi de 2007 a 2011. Com a aplicação da metodologia de Box-Jenkins, encontrou-se um modelo ARMA com intervenções que é uma ferramenta de previsões estatísticas, as quais traduzem uma aproximação real das vendas. O método de pesquisa científica do ponto de vista da forma de abordagem do problema enquadra-se, de acordo com Silva & Menezes (2001), como pesquisa aplicada quantitativa, cujo objetivo é gerar conhecimentos para aplicação prática dirigida à solução de problemas específicos com o uso de recursos e técnicas estatísticas, que no caso é de desenvolver modelos de previsão. Após vários modelos tentativos, determinou-se o melhor modelo conforme o critério do erro quadrático médio para as vendas do produto em análise, bem como se utilizou o modelo encontrado para fazer previsões. Os valores previstos encontrados foram comparados com os valores obtidos pela técnica qualitativa de previsão atualmente utilizada no setor de planejamento de produção da empresa, sendo que os valores encontrados através do modelo ARMA foram superiore aos previstos pela técnica utilizada na empresa, através da comparação do MAPE.

 

 


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