Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS VENDAS DO PRODUTO D ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE BOX-JENKINS NO PERÍODO DE 2007-2011
Kauany Rodrigues, Maria Emília Camargo

Última alteração: 2012-11-30

Resumo


O ambiente de negócios aliado ao planejamento e previsão de vendas, possibilitam a otimização dos recursos para a empresa. O objetivo deste trabalho foi encontrar um modelo que melhor representasse o comportamento das vendas de um produto (denominado neste trabalho de produto D) Este produto é considerado um dos cinco produtos mais importantes de uma empresa têxtil do Rio Grande do Sul. O período de análise foi de 2007 a 2011. Com a aplicação da metodologia de Box-Jenkins, encontrou-se um modelo ARMA com intervenções que é uma ferramenta de previsões estatísticas, as quais traduzem uma aproximação real das vendas. O método de pesquisa utilizado no que tange a coleta e análise de dados de acordo com Silva & Menezes (2001) na categoria de pesquisa quantitativa. Esta abordagem de pesquisa tem a finalidade de gerar conhecimentos, além de possibilitar a aplicação dos dados levantados na prática solucionado problemas específicos tanto no uso de recursos como para a elaboração de estratégias a partir de modelo de previsão. Neste estudo, após a tentativa com vários modelos ficou determinado que o modelo que melhor se adaptou foi o critério do erro quadrático médio para as vendas do produto D, em função disso também ele foi utilizado como melhor modelo para fazer previsões das vendas deste produto. Os valores previstos encontrados foram comparados com os valores obtidos pela técnica qualitativa de previsão e passou a ser utilizado pelo setor de planejamento da produção da empresa estudada. Os valores encontrados através do modelo ARMA foram superiores aos previstos pela técnica que até então era utilizada pela empresa, essa afirmação pode ser feita a partir da comparação feita pelo MAPE.


Texto completo: PDF