Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Inteligência Competitiva como processo e produto da Ação Coletiva: um estudo de caso no Setor Calçadista
Simone Fonseca de Andrade, Deise Taiana de Ávila Dias, Daniele Néspolo, Ana Cristina Fachinelli, Fabiano Larentis

Última alteração: 2013-11-05

Resumo


A Inteligência Competitiva é um processo dinâmico, que pode mobilizar a ação coletiva em torno da transformação de dados, informações e conhecimentos em Inteligência, para ampliar a competitividade dos setores produtivos. No contexto das associações, a estruturação e manutenção de unidades de Inteligência apresentam características e desafios próprios, dada a complexidade e dinâmica da estrutura em redes de empresas, com seus diferentes atores, interesses e estratégias. Este estudo investigou a estruturação das unidades de Inteligência Competitiva (IC) nas associações setoriais calçadistas Assintecal e Abicalçados. O objetivo foi compreender as práticas de Inteligência nessas associações, tendo em vista as etapas do processo de Inteligência e a dimensão da IC como produto e processo da inteligência coletiva. De caráter descritivo e exploratório, este estudo de caso envolveu entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pela IC nas associações, e os dados foram analisados com as metodologias de mapas de associação de ideias e de análise de conteúdo. A pesquisa apontou que as associações executam parcialmente as etapas do processo de Inteligência; há bastante participação de agentes externos no processo de IC; existe certa confusão entre fornecer informações brutas e desenvolver Inteligência, e a dimensão coletiva da Inteligência ainda carece de desenvolvimento.

Texto completo: PDF