Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Caso para o Ensino em Administração: Uma Ferramenta Pedagógica
Daniela Gasperin, José Edson Azevedo da Silva, Pedro Gilberto Aloise, uiliam hahn biegelmeyer, Paula Patricia Ganzer, Maria Emilia Camargo, Pelayo Munhoz Olea, Eric Charles Henri Dorion

Última alteração: 2013-11-11

Resumo


O artigo aborda o caso para ensino em administração como recurso pedagógico para ensinar a complexidade dos mais diversos problemas na gestão das organizações.O método de pesquisa se classifica em abordagem qualitativa, de natureza aplicada, como objetivo de pesquisa foi utilizado o estudo exploratório e descritivo e como procedimento técnico foi utilizado o levantamento bibliográfico. Buscou-se levantar os seguintes aspectos do caso para ensino: a) conceituação; b) histórico; c) diferença entre caso para ensino e estudo de caso; d) objetivos; e)tipos e; f) adequação à realidade. Os resultados encontrados foram que o uso do caso para ensino como recurso pedagógico possibilita o estabelecimento de vínculos entre o ambiente de ensino e o mundo real das organizações, favorecendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas nos estudantes através da análise, da síntese e do julgamento. Enfatiza-se a importância da participação ativa de professores e alunos para o sucesso do método.Palavras-chave:caso para ensino, administração, recurso pedagógico.

Texto completo: PDF