Tamanho da fonte:
Caso para o Ensino em Administração: Uma Ferramenta Pedagógica
Última alteração: 2013-11-11
Resumo
O artigo aborda o caso para ensino em administração como recurso pedagógico para ensinar a complexidade dos mais diversos problemas na gestão das organizações.O método de pesquisa se classifica em abordagem qualitativa, de natureza aplicada, como objetivo de pesquisa foi utilizado o estudo exploratório e descritivo e como procedimento técnico foi utilizado o levantamento bibliográfico. Buscou-se levantar os seguintes aspectos do caso para ensino: a) conceituação; b) histórico; c) diferença entre caso para ensino e estudo de caso; d) objetivos; e)tipos e; f) adequação à realidade. Os resultados encontrados foram que o uso do caso para ensino como recurso pedagógico possibilita o estabelecimento de vínculos entre o ambiente de ensino e o mundo real das organizações, favorecendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas nos estudantes através da análise, da síntese e do julgamento. Enfatiza-se a importância da participação ativa de professores e alunos para o sucesso do método.Palavras-chave:caso para ensino, administração, recurso pedagógico.
Texto completo:
PDF