Última alteração: 2013-11-05
Resumo
A relação entre a efetiva implementação das ações propostas pelos eventos Kaizen e a satisfação dos funcionários é a proposta deste artigo. Estudos reforçam que a motivação dos funcionários está relacionada com as oportunidades que o seu papel organizacional oferece, ao passo que eventos Kaizen não tem sido muito estudados, justificando a abordagem. A pesquisa trata-se de um estudo de caso único em uma empresa de fabricação de implementos rodoviários. Aplicou-se as análises de correlação e regressão linear simples para testar a relação entre a satisfação dos participantes de eventos Kaizen e o nível de implementação das ações ao término dos respectivos eventos. Os resultados encontrados com base nas ferramentas utilizadas apresentaram baixa relação entre as duas variáveis em estudo. Sugerem-se pesquisas futuras contemplando um horizonte mais amplo de tempo para a coleta de dados, possibilitando a aplicação de outras ferramentas de análise.
Palavras Chave: Satisfação; Kaizen; Funcionários.
Palavras Chave: Satisfação; Kaizen; Funcionários.