Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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O Que é Ciência? Uma Reflexão Acerca das Percepções de Alunos de Doutorado em Administração Analisadas Sob a Perspectiva de Edgar Morin e do Paradigma da Complexidade
Uiliam Hahn Biegelmeyer, Giancarlo Dal Bó, Pelayo Munhoz Olea, Maria Emilia Camargo

Última alteração: 2013-11-05

Resumo


As discussões a respeito dos paradigmas que modelam a ciência são importantes no sentido de promover uma reflexão entre os pesquisadores em relação ao seu papel na sociedade. O paradigma cartesiano-newtoniano, que está na matriz do desenvolvimento científico nas sociedades ocidentais encontra-se, tanto no âmbito das ciências naturais quanto no âmbito das ciências sociais, que as tomaram como referência, sendo gradativamente colocado em questionamento, em função de um suposto esgotamento de sua força explicativa diante dos fenômenos da atualidade. Em seu lugar, alguns autores propõem o paradigma da complexidade que teria, em função de características expostas neste trabalho, melhores condições de propiciar uma compreensão ampla do processo de construção do conhecimento. Por meio de revisão bibliográfica e de uma pesquisa quantitativa conduzida junto a alunos Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração de duas Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, este artigo realiza a identificação das percepções vigentes em relação às posições epistemológicas e paradigmáticas assumidas no âmbito das ciências, confrontando-as com a proposta de Edgar Morin relativamente ao paradigma da complexidade.


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