Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Aplicabilidade do Teorema de Bayes no Monitoramento de Redes Sociais
Milene Vieira Figueira, Janielen Pissolatto Deliberal

Última alteração: 2013-11-05

Resumo


O teorema de Bayes tem se mostrado como uma ferramenta importante no auxilio à tomada de decisão. O site Causa Brasil monitora as questões e reivindicações nas redes sociais, é um site atualizado a cada hora e calcula os percentuais de cada causa baseado nas últimas 24h, contém um histórico de 55 dias. O clipping da Radiobrás divulga as principais notícias das mídias com maior impacto no Brasil. O teorema de Bayes calcula incertezas, fazendo previsões, baseado na experiência do pesquisador ou no histórico da situação. Utilizando o site Causa Brasil e  relacionando-o com as notícias divulgadas no clipping da Radiobrás diariamente, criou-se um histórico para verificar se existe alguma relação entre as notícias da mídia com as causas das redes sociais. O objetivo desse estudo foi criar bases técnicas para fazer previsões da repercussão de fatos, utilizando o teorema de Bayes, nas redes sociais com as notícias ou acontecimentos. O teorema de Bayes é explicado e exemplificado ao longo do texto. Os resultados não foram significativos e não se pode chegar a conclusões quanto as possíveis probabilidades para o uso do teorema de Bayes. No entando desenvolveu-se uma metodologia para, com mais dados, futuramente utilizar o teorema de Bayes.


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