Tamanho da fonte:
Motivadores e Expectativas na Pós-Graduação: Um Estudo no Mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul
Última alteração: 2013-11-05
Resumo
As motivações e expectativas dos alunos de cursos de pós-graduação constituem uma ferramenta que pode auxiliar os programas a aprimorarem suas técnicas de ensino, visto a importância de se entender o público a que se destinam. Desta forma, este estudo teve por objetivo identificar os fatores motivadores e expectativas dos alunos ingressantes no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul, no ano de 2013, a fim de prover um instrumento que auxilie a instituição a aprimorar o seu programa e seus processos metodológicos de ensino. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa e objetivo exploratório e descritivo, utilizando-se o estudo de caso como procedimento técnico. Isso permitiu analisar o perfil dos respondentes e seus fatores motivadores e expectativas. Os dados identificaram que os alunos do Programa constituem um público jovem, com a maioria das idades compreendidas entre 26 e 35 anos, que concilia as atividades do mestrado com suas atividades profissionais. Sua principal motivação para o ingresso no curso foi o interesse na carreira acadêmica, seguida pela satisfação pessoal, enquanto a principal expectativa citada foi a da docência.
Texto completo:
PDF