Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Análise da Rentabilidade de Clientes Através da Margem de Contribuição: Um Estudo em uma empresa de Médio Porte do Setor Moveleiro localizada na Serra Gaúcha
Cheila Hastenteufel, Fabiano Larentis

Última alteração: 2014-12-03

Resumo


No atual mercado competitivo, conhecer a rentabilidade de cada cliente é peça chave para o sucesso de uma empresa mas, para chegar neste percentual, é preciso adotar alguns procedimentos. Em detrimento a isso, o estudo efetuado demonstra os procedimentos a serem seguidos para a determinação e análise da rentabilidade dos principais clientes de uma empresa do setor moveleiro. Nesse contexto o presente trabalho foi realizado pelo método de estudo de caso, com o objetivo de demonstrar a importância do conhecimento da rentabilidade dos clientes com base na margem de contribuição, melhorando dessa forma, de maneira eficiente e eficaz seu processo de gerenciamento. Para tanto será apresentado o referencial teórico sobre a análise da rentabilidade de clientes, os métodos de custeio e mensuração da rentabilidade existentes e a rentabilidade de clientes através da margem de contribuição. Concluindo é proposta a utilização dos dados obtidos e tal proposta é aplicada na empresa de nome fictício Bella. A conclusão apresentada nesse trabalho revela que a análise da rentabilidade de clientes utilizado como uma ferramenta de gestão pode demonstrar para a empresa quais são seus clientes mais rentáveis, os quais deve ser dado uma atenção maior e quais clientes contribuem muito pouco ou estão gerando prejuízo, os quais devem ser extinguidos ou reaver a política de preços, contribuindo dessa forma para uma maior rentabilidade geral da empresa.


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