Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XIV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Implantação do programa Housekeeping em uma sala de aula: um estudo de caso realizado em uma faculdade situada na região norte do Rio Grande do Sul
Mauro Almeida Tanaka, Jeancarlos Araldi, Emanoele de Mattos Oriotote

Última alteração: 2014-12-03

Resumo


A busca por um ambiente com maior qualidade é uma preocupação que as instituições de ensino privado têm para atrair cada vez mais estudantes, salas de aula com ótimas infraestruturas e boas condições para favorecer o aprendizado são aspectos observados pelos clientes das instituições. O programa Housekeeping, é um conjunto de técnicas da Qualidade Total, que tem como principal objetivo a melhoria do ambiente, possibilitando uma maior eficiência no ensino, gerando mudanças no layout e no comportamento das pessoas. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva analisar a implantaçãodo programa Housekeeping em uma sala de aula do curso de Administração realizado em uma faculdade situada na região norte do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio da técnica de observação assistemática. Os resultados obtidos com a pesquisa mostraram que a sala de aula com o programa aplicado estava em ordem seguindo os princípios do Housekeeping. Concluiu-se, também, que o sucesso do programa depende da aceitação e da colaboração de todos os envolvidos.


Texto completo: PDF