Última alteração: 2014-12-03
Resumo
A partir da revolução causada com o surgimento da web 2.0 e a mudança de comportamento dos novos consumidores, que passam a ser os protagonistas na disseminação de informações e influenciam na decisão de compra de outros usuários, surge a necessidade das empresas adaptarem-se ao ambiente virtual, com intuito de buscar novos clientes e de melhor atendê-los. O presente trabalho tem como objetivo analisar o posicionamento de quatro empresas do setor vinícola brasileiro, chileno e argentino nos sites de redes sociais Facebook, Twitter e Youtube. Além disso, buscar encontrar semelhanças e diferenças entre a atuação destas vinícolas, para entender seus objetivos e a forma como agem. A inserção das empresas Vinícola Alfa, Vinhos Beta, Gama Winery e Bodegas Sigma nos sites de redes sociais foram analisada através de uma pesquisa qualitativa, a partir de entrevistas com os responsáveis pelas mídias sociais das empresas e a triangulação com dados secundários obtidos nos sites oficiais das empresas e nas redes sociais online das empresas estudadas, aplicando o método de análise de conteúdo. Foi constatado que as empresas, embora estejam presentes nos mesmos ambientes de mídias sociais, utilizam estratégias distintas de atuação online e estão obtendo bons e crescentes resultados.